mardi

MUSEU DE SALSELAS




Situado na aldeia de Salselas, concelho de Macedo de Cavaleiros, o Museu Rural de Salselas (MRS), um dos mais jovens museus do Nordeste Transmontano, abriu ao público em Agosto do ano 2000.

Único espaço museológico do concelho de Macedo de Cavaleiros e tutelado pela Junta de Freguesia de Salselas, o museu é uma criação de Jaime António Gonçalves, um emigrante em terras de França que mobilizou a comunidade emigrante da freguesia e a população local para a preservação de um património que corria o risco de desaparecer.
Reunidos esforços e vontades, a ideia, que nasceu em 1976, acabou por ser concretizada, tendo a população participado activamente no projecto, desde o seu empenho na construção do edifício até à doação do espólio que hoje exibe este espaço museológico rural, fazendo dele um projecto que assenta verdadeiramente no ?espírito comunitário?.
Situado no 1º piso do edifício, construído de raiz, que alberga também a sede da junta de freguesia, os 180 m2 de área destinados ao espaço de exposição permanente albergam já uma vasta colecção de objectos etnográficos. Muito do espólio permanece mesmo em casa dos seus proprietários, uma vez que o espaço já não permite a sua exposição.
Marcada por uma considerável colecção de objectos, testemunhos da forte relação entre o homem e a terra, esta exposição permanente encontra-se distribuída por dezoito secções temáticas, agrupadas em dois universos: o Universo do Homem e o Universo da Sociedade Rural.
O primeiro, constituído por doze das dezoito secções, reúne objectos que permitem ao visitante uma viagem pelas ancestrais técnicas de produção da terra, em ciclos como o do pão, do vinho, do azeite, ou do linho. Uma pequena visita por alguns ofícios como o do alfaiate, o sapateiro, a cesteira, o barbeiro, o ferreiro ou o caldeireiro. Entre outros, a visita passa ainda pela religiosidade transmontana.
O segundo, que recebe as restantes seis secções do museu, é uma espécie de visita pela casa transmontana, onde são recriadas a zona da lareira, da cozinha e do quarto. Em destaque está também a recriação do? Cabanal do Lavrador? A maior das dezoito secções, onde o tradicional carro de bois se encontra rodeado de inúmeras alfaias agrícolas.
A colecção tem ainda em exposição outras curiosidades como a peça escultórica? O Lavrador? do escultor francês Kim Prisu, construída a partir de restos de alfaias agrícolas e um painel com o nome daqueles que contribuíram para que este museu fosse uma realidade.
Aos visitantes, o museu disponibiliza para além da exposição permanente, visitas guiadas, venda de artesanato, exposições temporárias e outras actividades recreativas e culturais.
Ligados ao museu encontra-se também um forno de cal, fornos de telha, um moinho de água e vários espaços arqueológicos como o? Cabeço da Anta? e o ?Cabeço do Calvário?, ainda em fase de recuperação por parte de arqueólogos.

F. Jorge da Costa


2 commentaires:

Anonyme a dit…

pouco conhecido ainda.Necessita maior divulgação.O turismo em Trás-os-Montes está ainda na sua infância.

Anonyme a dit…

O abandono a que está votado é digno de lamento.TRÀS-os-MONTES é um reino esquecido e os seus habitantes viram-se obrigados a emigrar para subsistir.Mas, é a saudade da terra que nunca esquecem,que os leva a sonhar e a realizar o sonho. O Museu é a prova.